• Seg a Sex – das 08:00h às 18:00h
  • Blog Strapazzon
    Slider

    Periodontia: saiba qual a importância desta área para a odontologia

    25 de novembro de 2020

    M.D: Cuidar dos seus dentes, fazendo as prevenções necessárias para evitar tártaros e cáries são apenas algumas das tarefas relacionadas a sua saúde bucal. Neste artigo falaremos sobre a periodontia, uma área importante na odontologia e essencial para os seus dentes. Fique conosco e confira mais uma matéria completa do Instituto Strapazzon.

    Falar de saúde bucal nos remete diretamente ao cuidado com a dentição. Porém, cuidar as cáries, os tártaros e o clareamento dental são apenas algumas das precauções que você precisa tomar para cuidar da sua saúde bucal.

    Suas gengivas e todas as estruturas que garantem o suporte dos dentes também precisam de uma atenção extra.

    E justamente neste ponto que entra a periodontia.

    Este ramo da odontologia é direcionada a esses tecidos, fazendo o tratamento de doenças específicas e contribuindo para a prevenção de diversos problemas bucais.

    Pensando em explicar melhor a importância da periodontia e o que você precisa fazer para melhorar ainda mais a sua saúde bucal, o Instituto Strapazzon preparou mais um artigo completo para você!

    Vamos lá!

     

    Periodontia: o que é?

    A periodontia é uma especialidade odontológica que visa prevenir, diagnosticar e tratar doenças que afetam os tecidos que sustentam os dentes (ou seja, gengivas, ligamento periodontal e osso alveolar). Consiste nos “fundamentos” da odontologia, portanto, o ideal é que o paciente seja encaminhado ao periodontista antes de iniciar qualquer tratamento odontológico.

    O dentista nesta área não trabalha diretamente nos dentes, mas nas estruturas ao redor dos dentes, evitando problemas que podem afetar os elementos dentários saudáveis. Portanto, manter a saúde bucal é uma tarefa fundamental.

     

    Quais os tratamentos realizados por essa especialidade?

    A periodontia se volta, basicamente, para 3 situações. Veja a seguir:

    Periodontia clínica

    Tem como objetivo prevenir problemas bucais por meio de procedimentos como profilaxia dentária profissional e é usado para tratar doenças periodontais, como doenças gengivais e periodontite. A gengivite é a inflamação das gengivas, o que torna esses tecidos sensíveis, vermelhos e fáceis de sangrar. A pessoa sente dor, por exemplo, pode sangrar ao morder uma maçã ou escovar os dentes.

    Geralmente é causada por higiene oral ineficaz, especialmente quando a pessoa não está acostumada ao uso do fio dental. Como resultado, restos de comida ficam presos entre os dentes e a gengiva, que é um prato inteiro de bactérias.

    Periodontia médica

    É relacionada à presença ou exacerbação de uma condição sistêmica de doença periodontal, como:

    • – diabetes mellitus;
    • – aterosclerose;
    • – AVC;
    • – Alzheimer;
    • – tabagismo;
    • – gravidez.

    Periodontia estética

    Esta é uma área dedicada à cirurgia de gengiva e tecido ósseo para melhorar a beleza periodontal do paciente (beleza rosa).  Elas são chamadas de cirurgia plástica periodontal, como sorriso gengival e cobertura da raiz.

    Por exemplo, o sorriso gengival é uma situação em que a gengiva de uma pessoa é muito grande. Quando ela sorri, a gengiva até cobre os dentes, causando danos estéticos.

     

    Quando procurar um periodontista?

    Você deve consultar um periodontista a cada seis meses para prevenir e manter a saúde bucal. Na inspeção e consulta ao especialista, deve ser realizada uma avaliação oral abrangente, limpeza abrangente (prevenção) e aplicação de flúor.

    Se o tártaro estiver presente – quando a placa não é removida e endurece na superfície do dente – faça uma raspagem periodontal. Sua finalidade é remover o tártaro, evitando assim a inflamação do tecido que garante a sustentação dentária.

    Gengivite e periodontite

    Além da consulta preventiva, sempre que houver sinais clínicos de doença periodontal (como sangramento gengival durante a higiene bucal), deve-se procurar ajuda especializada.

    O problema é que muitas pessoas não se importam com a gengivite. Portanto, a doença geralmente progride para periodontite – uma doença infecciosa caracterizada por mau hálito, aparecimento de bolsas de pus nos tecidos, sangramento, sensibilidade e retração gengival. Também pode fazer com que os dentes fiquem moles e causar a perda do dente. Nesse caso, além da raspagem, o tratamento inclui uma técnica chamada alisamento da raiz, realizada na raiz para reduzir a inflamação e garantir uma melhor cicatrização da área.

    É importante destacar que nem sempre os sintomas que afetam os tecidos que fazem a sustentação dos dentes e sua fixação ao osso são visíveis; por isso as consultas regulares com o periodontista são tão importantes.

     

    Como escolher uma clínica especializada em periodontia?

    Agora que você já sabe os motivos pelos quais a periodontia é tão importante, que tal entrar em contato com o Instituto Strapazzon e realizar uma consulta com os nossos profissionais? Nossos periodontistas são especializados em diagnosticar possíveis problemas bucais antes mesmo deles acontecerem ou ocasionarem algum desconforto ao paciente.

     

    Fale com nossos atendentes e saiba como o Instituto Strapazzon pode melhorar ainda mais a sua saúde bucal e o seu sorriso! Marque sua consulta pelos números (61) 3034-8222 e (61) 99655-8200,ou agende pelo WhatsApp.

     

    Voltar | Todos os Posts