• Seg a Sex – das 08:00h às 18:00h
  • Blog Strapazzon
    Slider

    Odontologia do Sono. Você já ouviu falar?

    1 de outubro de 2018

    Apneia e ronco podem ser tratados pelo proprio dentista. Saiba como!

    Não so de cuidados com os dentes vive o dentista. Você sabia que niveis de apneia do sono podem ser tratados com dentista? Sim, e são tratadas com especialista em odontologia do sono. Quem sofre de apneia do sono pode roncar, se sentir cansado durante o dia, sonolento e sem concentração e geralmente não dorme muito bem. Levando em consideração esses sintomas, dependendo do diagnostico, o dentista pode atuar e tratar a doença em casos de apneias leves e moderadas. Durante o tratamento, o dentista pode utilizar aparelhos intraorais, cujo objetivo e abrir a passagem de ar e assim melhorar a respiração do cliente.

     O que e apneia do sono e o ronco?

    São distúrbios respiratorios que ocorrem em razão de problemas mecânicos que acabam estreitando a passagem de ar pela garganta. Nesse sentido, se a causa de estreitamento tiver relação odontologica, o dentista irá indicar um aparelho ortodôntico com a função de puxar a mandibula para frente e assim, liberar a via respiratoria.

     Como e tratada?

    Para solucionar esse incômodo do ronco, existe o aparelho intrabucal que e usado na hora de dormir. Esse aparelho mantem a mandibula firmemente avançada, esticando os tecidos da garganta e deixando o caminho livre para a entrada de ar.

    Esse processo evita a ausência de oxigênio no corpo causada pela apneia. Ao mesmo tempo que isso acontece, a boca acaba fechando, pois os dentes estão sendo segurados pela estrutura e os músculos da região são forçados a permanecer tensos e firmes, evitando o ronco. Dessa forma, você respira de maneira adequada, acabando não so com o barulho, mas tambem com vários maleficios causados pela respiração bucal.

     Como a apneia do sono e identificada?

    É preciso fazer um exame chamado polissonografia. O diagnostico e realizado com base no número de vezes que a pessoa para de respirar durante o sono e na quantidade de oxigenação:

    ·      Ate o nivel 5 = a apneia e considerada normal

    ·      Entre 5 e 15 = e leve

    ·      De 15 a 30 = moderada

    ·      Acima disso = grave

     Quais são as causas?

    De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia do Sono (Abros), há vários fatores que provocam a apneia do sono, tais como:

    ·      A idade

    ·      O uso de sedativos

    ·      A genetica

    ·      Aumento de peso

    ·      Problemas nasais

    ·      E a apneia e mais frequente em homens e em homens idosos.

    Segundo o pneumologista, Dr Edgard Cabral, a apneia e grave e tem a questão do excesso de peso. Nesse caso, o tratamento e feito com outros especialistas como nutricionista, endocrinologista ou otorrinolaringologista.

    Portanto, se você sente um cansaço, tem dificuldades de se concentrar ou ronca, quem sabe o seu tratamento pode ser iniciado pelo dentista.

    Odontologia do sono, nos  prezamos pela qualidade de vida dos nossos clientes!

    Agende sua consulta!

     www.strapazzon.com.br

    Voltar | Todos os Posts