ODONTOLOGIA-DO-SONO-900x900-900x450

Odontologia do Sono. Você já ouviu falar?

Apneia e ronco podem ser tratados pelo próprio dentista. Saiba como!

Não só de cuidados com os dentes vive o dentista. Você sabia que níveis de apneia do sono podem ser tratados com dentista? Sim, e são tratadas com especialista em odontologia do sono. Quem sofre de apneia do sono pode roncar, se sentir cansado durante o dia, sonolento e sem concentração e geralmente não dorme muito bem. Levando em consideração esses sintomas, dependendo do diagnóstico, o dentista pode atuar e tratar a doença em casos de apneias leves e moderadas. Durante o tratamento, o dentista pode utilizar aparelhos intraorais, cujo objetivo é abrir a passagem de ar e assim melhorar a respiração do cliente.

 O que é apneia do sono e o ronco?

São distúrbios respiratórios que ocorrem em razão de problemas mecânicos que acabam estreitando a passagem de ar pela garganta. Nesse sentido, se a causa de estreitamento tiver relação odontológica, o dentista irá indicar um aparelho ortodôntico com a função de puxar a mandíbula para frente e assim, liberar a via respiratória.

 Como é tratada?

Para solucionar esse incômodo do ronco, existe o aparelho intrabucal que é usado na hora de dormir. Esse aparelho mantém a mandíbula firmemente avançada, esticando os tecidos da garganta e deixando o caminho livre para a entrada de ar.

Esse processo evita a ausência de oxigênio no corpo causada pela apneia. Ao mesmo tempo que isso acontece, a boca acaba fechando, pois os dentes estão sendo segurados pela estrutura e os músculos da região são forçados a permanecer tensos e firmes, evitando o ronco. Dessa forma, você respira de maneira adequada, acabando não só com o barulho, mas também com vários malefícios causados pela respiração bucal.

 Como a apneia do sono é identificada?

É preciso fazer um exame chamado polissonografia. O diagnóstico é realizado com base no número de vezes que a pessoa para de respirar durante o sono e na quantidade de oxigenação:

·      Até o nível 5 = a apneia é considerada normal

·      Entre 5 e 15 = é leve

·      De 15 a 30 = moderada

·      Acima disso = grave

 Quais são as causas?

De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia do Sono (Abros), há vários fatores que provocam a apneia do sono, tais como:

·      A idade

·      O uso de sedativos

·      A genética

·      Aumento de peso

·      Problemas nasais

·      E a apneia é mais frequente em homens e em homens idosos.

Segundo o pneumologista, Dr Edgard Cabral, a apneia é grave e tem a questão do excesso de peso. Nesse caso, o tratamento é feito com outros especialistas como nutricionista, endocrinologista ou otorrinolaringologista.

Portanto, se você sente um cansaço, tem dificuldades de se concentrar ou ronca, quem sabe o seu tratamento pode ser iniciado pelo dentista.

Odontologia do sono, nós  prezamos pela qualidade de vida dos nossos clientes!

Agende sua consulta!

 www.strapazzon.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *