• Seg a Sex – das 08:00h às 18:00h
  • Blog Strapazzon
    Slider

    Endodontia e Periodontia

    25 de setembro de 2018

    Especialidades que cuidam da saúde dos seus dentes

    Endodontia e periodontia entram em cena neste momento. São tantas especialidades do segmento odontológico que muitas das vezes a gente não consegue lembrar o que significa e pra que serve cada procedimento. Mas não se preocupe, aqui estão todas as “pistas” para você entender melhor sobre essas duas importantes áreas da odontologia. Primeiro que elas são responsáveis pela recuperação da saúde bucal. Segundo que vamos explicar uma por uma. Vamos lá!

    Endodontia

    Popularmente, a endodontia também é chamada de tratamento de canal.

    Ela serve para preencher corretamente o espaço interno antes ocupado pela polpa danificada devido a lesões de cárie. Com o tratamento é possível prolongar a permanência de um dente na boca ou ainda possibilitar que uma raiz dental ou um dente possam receber um elemento protético. É um procedimento totalmente sem dor e o tratamento é realizado em uma única sessão. Viu como é simples! Agora vamos ao outro procedimento.

     

    Periodontia

    A periodontia trata de doenças da gengiva, acúmulo de placa bacteriana, além de cuidar das estruturas que dão suporte, nutrição e sensibilidade ao dente.

    E se elas não forem removidas com uma higiene correta, as bactérias presentes na placa depositam produtos tóxicos estimulando um processo inflamatório crônico, prejudicando a gengiva e causando a perda óssea. Se o problema estiver no início, é possível realizar procedimentos como a raspagem e alisamento radicular para remover a placa bacteriana, eliminando assim as bactérias causadoras da infecção.

     

    Sinais e Sintomas

    Como a doença periodontal nem sempre apresenta dor, fique atento aos sinais e sintomas:

    ·       Gengiva que sangra facilmente durante a escovação ou o uso de fio dental;

    ·      Gengiva inchada, vermelha ou dolorida;

    ·      Gengiva retraída;

    ·      Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca;

    ·      Dores agudas ao mastigar os alimentos;

    ·      Dentes excessivamente sensíveis

     

    Portanto, se perceber que está com a gengiva inchada, muito vermelha, já agende sua consulta conosco   https://www.strapazzon.com.br/. Estamos prontos para atendê-lo!

     

    Te vejo no próximo post!

    Voltar | Todos os Posts