• Seg a Sex – das 08:00h às 18:00h
  • Ortodontia
    Slider

    O que é a Ortodontia?

    A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais.
    Existem três tipos básicos de ortodontia quando classificamos quanto o momento da abordagem, a ortodontia preventiva, a interceptativa e a corretiva. A Ortodontia Preventiva, se baseia na prevenção de possíveis problemas que podem ser percebidos em crianças durante o seu crescimento ósseo facial e durante o começo das trocas dos dentinhos de leite. Nessa ortodontia é comum usarmos aparelhos móveis.
    A Ortodontia Interceptativa é uma ortodontia focada em “parar” a formação do problema. O ortodontista percebe que a criança ou adolescente está começando a desenvolver um problema e pode planejar uma forma de interceptar o problema para que ele não se instale por completo. Esses problemas podem ser de posicionamento de dentes e bases osseas, problemas respiratórios e de posicionamento lingual ou labial inadequado. Nessa ortodontia podemos usar tanto aparelhos móveis como já é possível a instalação de aparelhos fixos na parte anterior do arco.
    A Ortodontia Corretiva é a mais comumente vista e é aquela que foca na correção do problema já instalado. Geralmente fazemos ortodontia corretiva em adultos ou em adolescentes que já terminaram a curva de crescimento (16-18 anos). Com a mal oclusão já instalada o ortodontista vai ter muito mais trabalho para reverter o problema. Muitas vezes é necessário usar algumas técnicas mais invasivas como procedimentos cirúrgicos extensos (Ex: cirurgia ortognática) ou até extrações de dentes para criação de um espaço para trabalho.

    Aparelhos Autoligados

    Aparelho autoligado é uma tecnologia moderna para tratamentos com aparelho fixo. Este tipo de aparelho ortodôntico, elimina a necessidade de utilização das “borrachinhas”. A função dessas “borrachinhas” é prender o fio do aparelho ao braquete (aquelas pecinhas que são coladas dente a dente) e o aparelho autoligado não precisa dessas borrachinhas. Os braquetes desse tipo de aparelho são mais tecnológicos e cada um deles tem uma portinha que abre e fecha. Então o dentista abre a portinha, coloca o fio lá dentro e fecha a portinha.
    A eliminação do uso das borrachinhas diminui consideravelmente o atrito entre o fio e o braquete e dessa forma, o seu dentista poderá utilizar forças leves sobre os dentes e o fio poderá trabalhar mais livremente, obtendo resultados mais eficazes e mais rápidos a cada fio utilizado.

    Alinhadores Ortodônticos

    O sistema de alinhadores é um método de ortodontia que pode ajudar a tratar uma grande variedade de problemas ortodônticos, como apinhamentos e diastemas. O fato de ser transparente, removível e confortável, faz com que possa ser utilizado diariamente sem dificuldades, o que facilita a aceitação. As sutis alterações estudadas na simulação do plano de tratamento virtual podem sugerir, previamente, o sucesso ou não da técnica ortodôntica com alinhadores.
    Assim, é crucial, para o sucesso do tratamento, um cuidadoso estudo do caso ao qual se quer aplicar a técnica de alinhadores. É preciso conhecer os limites previsíveis da movimentação dentária com o uso de alinhadores, mas também o profissional deve ter larga experiência na sua utilização.

     

     

    Quem fez, achou:

    “Tive a felicidade de fazer o meu tratamento dentário (facetas em porcelana) com a Dra Rita Strapazzon. A minha vida mudou para melhor, pois alem de corrigir desconfortos mandibular. Os meus dentes ficaram muito bonitos e diferentes. Em geral as pessoas com quem tenho contato tem elogiado o trabalho realizado pela Dra Rita, que está de parabens. De parabens tambem está toda equipe do Instituto Odontologico Strapazzon”

    Sra. Maria de Jesus Dantas Pinheiro 19 de agosto de 2019